O mito e lenda de Busaganashi (ou Busaganishi):

Busaganashi é um símbolo no Karate Goju-Ryu. Busaganashi encontra-se no "Bubishi" , o livro mais importante sobre artes marciais em Okinawa. Bubishi é um manual da escola "White Crane and Lohan Kung-Fu" da dinastia Ching (1644-1911).

Busaganashi significa “my dear respected kung-fu warrior” ("honorável guerreiro kung-fu") mas a o nome formal será “Grand Marshall of Wind and Fire” ("grande marechal do vento e fogo"). Em chinês,o nome é "Yuen Sam Tan Doh".

Conta a lenda que tudo iniciou na antiga China.
Uma jovem mulher, sozinha, deu à luz um rapaz. Sem pai para ajudar a tomar conta do bebé, a mulher decide abandonar a criança numa floresta de bambus ali perto. Após alguns dias, o coração falou mais alto e a jovem mulher regressa à floresta na esperança que o seu filho estivesse ainda vivo. Para sua admiração, verificou que o bebé teria sido cuidado pela própria floresta. As plantas cresceram à sua volta, protegendo-o como um escudo, e os animais providenciaram comida para a alimentação e sobrevivência da criança. A senhora toma a criança em seus braços e leva-a para casa.
A China, nessa altura,tinha um sistema muito restrito de classes, era muito raro um indivíduo subir no patamar da classe social. Contudo, isso não era impossível pois em cada ano havia um teste de aptidão que permitia a ascenção social tão desejada. Ainda jovem, Busaganashi teve alta pontuação no teste, o que lhe deu oportunidade de se juntar à classe militar. Enquanto no exército, Busaganashi aperfeiçoou os seus conhecimentos de artes marciais.
Certo dia, tinha Busaganashi cerca de 20 anos, uma das grandes torres incendiou-se. O incêncio era enorme! Vendo isto, Busaganashi, usando a sua técnica de respiração, aperfeiçoada ao longo do tempo, foi capaz de extinguir o fogo com um potente sopro.
A Busaganashi foi dado então o título que é agora referenciado.
Busaganashi tornou-se a partir dessa altura um símbolo das artes marciais.
Imagens de Busaganashi passaram a ser colocadas em diversos locais, não só em escolas de kung-fu mas em restaurantes e locais de comércia.
Conta-se que Chojun Miyagi, numa das suas viagens à China, ouviu esta história e recolheu uma imagem de Busaganashi. Acontece, porém, que em Okinawan durante a segunda guerra mundial, muitos dos pertences de Miyagi foram destruídos, incluindo a sua imagem de Busaganashi. Percebendo a tristeza de seu mestre, um dos seus alunos, que tinha em tempos feito um esboço da figura de Busaganashi, deslocou-se às Filipinas para obter uma estátua tridimensional de Busaganashi. O estudante, receando que Miyagi ficasse chateado consigo por ter feito uma estátua sem sua autorização, decidiu ofereceu-lhe a estátua.
Aparentemente, o gesto foi tão bem recebido que Miyagi ficou em lágrimas.