ANGK - Associação Nacional Goju-Ryu Karate-Do

A ANGK foi fundada em 19 de Dezembro de 1995, há mais de vinte anos, com denominação "Associação Nacional Goju-Ryu Karate Do", com sede na Rua Senhora da Guia, Bloco C, R/C Esq., em Castelões de Cepeda, Paredes.

Em 12 de Abril de 2018 existiram alterações à escritura original, nomeadamente na sua denominação, agora "ANGK - Associação Nacional Goju-Ryu Karate" e, posteriormente, nos seus orgãos sociais.

A ANGK nasceu com a finalidade da promoção de actividades desportivas e culturais, estudo do karate desportivo e a propagação do respectivo conhecimento e prática.

A ANGK segue o movimento conhecido como Seiwakai (Seiwakai Portugal), um espaço de desenvolvimento do estilo de Karaté Goju-Ryu, em relação directa com Japan Karate Federation - Goju-Kai, desde 1996.

A ANGK está filiada na JKF Goju-Kai Portugal reconhecida oficialmente, a 14 de Setembro de 1998, pela JKF Goju-Kai Japão.

Em 28 de Março de 1999, em Quioto (Japão), é aprovado o pedido de registo definitivo da JKF Goju-Kai - Portugal.

A JKF Goju-Kai Portugal está filiada na JKF Goju-Kai Japão através da JKF Goju-Kai Europa. Em Portugal, o presidente da JKF Goju-Kai é o Sensei Abel Figueiredo, 7º Dan.

A ANGK está filiada na Federação Nacional de Karate Portugal (FNKP), sendo todos os seus associados inscritos nesta instituição.

 

 

Nossa Filosofia

O Karate-Do tem como filosofia o desenvolvimento humano e o controle das emoções. Desta forma, aquele que se adestra nas artes do Karate dificilmente será posto em combate. Isso porque, dentre os ensinamentos passados pelos Mestres aos Alunos, o principal é a não agressão e o respeito ao curso da vida e ao seres vivos.

Tais ensinamentos sendo incorporados à educação do individuo, leva-o a um estado de paz e harmonia com o mundo a sua volta. Os princípios filosóficos do karate funcionam como um recurso fecundo e proveitoso para o desenvolvimento espiritual.

Muitos estudantes do Karate acreditam que esta modalidade de artes marciais é, acima de tudo, um instrumento para sair vitorioso em disputas e aumentar a força física. No entanto, conforme a evolução no caminho do karate, o praticante vai percebendo que este é muito mais que simplesmente uma técnica para obter a vitória em combate. É uma forma de cultivar o espírito e seus princípios podem ser aplicados na vida diária.

Nossa Missão

A missão da ANGK é formar crianças e adultos física e mentalmente, capazes de dar o seu melhor através dos ensinamentos das artes marciais tendo como valores principais a lealdade, companheirismo e espírito positivo, tornando-os assim cidadãos válidos da nossa sociedade.

Queremos formar pessoas utilizando como veículo o karate-Do (空手道), ou "a arte ou caminho de mãos vazias".

空手道

(Kara) - vazio, céu, livre

(Tê) - mão

(Dô) - via, caminho, postura

 

Apoiar as crianças no seu desenvolvimento físico e psicológico, incutindo-lhe valores e referências que no futuro farão parte do seu mundo.

Benefícios

A prática e o desenvolvimento do Karate-Do têm inúmeros objectivos e benefícios:

Auto-defesa;

Aprendizagem das técnicas de Karate-Do;

Aprendizagem técnico e táctico das técnicas;

Conhecimento das regras do Karate-Do;

Aquisição de maior controlo físico e psíquico;

Desenvolvimento correcto do corpo e da mente (auto-estima);

Aumento da coordenação psicomotora e da velocidade de reacção;

Aumento da capacidade de resistência, flexibilidade e velocidade;

Disciplina, comportamento social, convivência e educação;

Trabalho de grupo e lazer.

Nossa Equipa

A Direção Técnica da ANGK é da responsabilidade do Sensei Paulo Silva, 5º Dan.

Como coadjuvantes na formação de seus alunos podemos contar com o Sensei Luís Almeida e o Sensei Jorge Gomes.

Paulo Silva

Responsável Técnico

...

Jorge Gomes

Orientador

...