JKF Goju-Kai:

 

全日本空手道連盟 剛柔会

全日本空手道連盟 (JKF) - All Japan Karate-Do Federation (Federação Japonesa de Karate)

剛柔会 (Gôjû-kai) - Associação (organização,casa)

 

 

Após os primeiros contactos de introdução do Karaté Goju-Ryu na ilha principal do Japão a partir de 1928, em 1935 Chojun Miyagi foi convidado para leccionar Karaté na Universidade Ritsumeikan, tendo sido fundado a 21 de Dezembro desse ano, um clube com o nome Karate Kenkyu Kai. Os membros fundadores foram Jitsuei Yogi (um Okinawense) e Yoshimi (Gogen) Yamaguchi.

Em Janeiro de 1936 as regras e objectivos do clube foram formalmente registados na Universidade, sendo Chojun Miyagi referido como Meiyo Shihan (Mestre honorário) e Jitsuei Yogi e Gogen Yamaguchi como Shihan Dai (Instrutores Assistentes). O nome do clube Karate (Tode) Kenkyu Kaié modificado para Karate (Tode) Kenpo Bu em 1937.

Em 1939 Shozo Ujita, Taisuke Nakamura, Jo Taniguchi, Tetsuya Ioku e outros, viajam até Okinawa e treinam durante dois meses por lá. Consta que Jin'an Shinzato também ensinou este grupo.

Nos anos 30/40, entre as figuras mais destacadas que se foram juntando ao clube de Karaté da Universidade Ritsumeikan, para além de Shozo Ujita(1938), contam-se Tomoharu Kizaki, Kenzo Uchiage, Kenkichi Katano (1939) e Kuranosuke Kimura (1940). Eles participam também nas aulas de Chojun Miyagi na Universidade de Ritsumei-Kan em 1942. É a última vez que C. Miyagi visita Kyoto.

Alguns membros do Ritsumei-kan Karate Kenpo Bu participam em torneios amigáveis em Tóquio, nas Universidades de Meiji, Takushoku e Keio em 1943, mas em 1945 são proibidos todos os treinos de artes marciais no Japão.

Em 1947, com o apoio de S. Tada, um clube de Karaté emerge em Sainen Kaikan sendo ali estabelecido um dojo. No Outono desse ano organiza-se com os estudantes da Universidade de Meiji o primeiro torneio pós-guerra. Em 1948 um clube tem um nome: Goju-Ryu Karate-Do Ritsumei Kan Dojo.

A expansão conseguida nos anos 40, apesar da interrupção feita pela Guerra Mundial, levam a um primeiro movimento fundador da All Japan Karatedo Goju Association em 1950 sob a presidência de Gogen Yamaguchi.

Esta organização é fundadora em 1964 da Japan Karatedo Federation, mas em Abril de 1972 Shozo Ujita (então Vice Presidente da JKF), fomenta uma nova reunião da All Japan Karatedo Goju-Kai em virtude de ela não estar a funcionar adequadamente perante os novos desafios que se lhe colocavam. Nesta reunião considerada inaugural para a actual JKF Goju-Kai, com a presença de mais de 60 pessoas, Gogen Yamaguchi é nomeado Presidente e Shozo Ujita é nomeado Secretário Geral do Conselho de Directores.

Em 1973 foi pedido a Gogen Yamaguchi que se demitisse de Presidente em virtude da sua concepção de gestão ser diferente da dos outros seniores, passando em Abril de 1973 a ser Presidente Yukinori Uehara. Ainda em 1973 decorre um torneio em Okinawa em homenagem a Chojun Miyagi na data do 20º aniversário da sua morte.

Em Fevereiro de 1975 tem lugar a 1ª Taça do Japão em Kyoto e em Novembro de 1975 os quatro Kata básicos da Escola Goju-Ryu são estabelecidos: Sanshin, Tensho, Saifa e Seiunchin. Os restantes 8 Kata (Gekisai 1 e 2, Shisochin, Sanseru, Sesan, Seipai, Kururunfa e Suparinpei) são estabelecidos em 1980.

Em 21 de Agosto de 1983 organiza-se em Okinawa um torneio de karate em memória da morte de Chojun Miyagi.

Em Abril de 1987 decorre o 1º Torneio Internacional da JKF Goju-Kai em Singapura.

Em 1977 Shozo Ujita é eleito 2º Presidente até à sua morte em 1989, substituído por Kenzo Uchiage até 1991. Tishisada Kono é então eleito 3º Presidente até à sua morte em 1995, sendo substituído por Kenkichi Katano e depois por Kyo Mouri que é eleito 4º Presidente em 1997. Após a morte de Kyo Mouri em Agosto de 1998, Eizo Ujita que é filho de Shozo Ujita, substitui-o na Presidência, sendo eleito para 5º Presidente da JKF Goju-Kai em 2001.

Desde que Gogen Yamaguchi saiu da JKF Goju-Kai, passou a chamar a sua organização particular Goju-Kai. Em 1965 funda a "International Karatedo Goju-Kai Association". Assim existem duas organizações Goju-Kai no mundo: uma é liderada pela família Yamaguchi e a outra é uma organização democrática entre várias linhas de Goju-Ryu. Apenas esta última, a JKF Goju-Kai é reconhecida como a organização representativa do estilo Goju-Ryu que suporta a Japan Karate-Do Federation que, por sua vez, é o organismo tutelar do Karaté reconhecido pelo Governo Japonês. Apenas a esta organização é permitida a utilização do nome Japan Karate-Do Federation Goju-Kai (JKF Goju-Kai).

 

 

 

Autor:

Abel Figueiredo (PhD em Ciências do Desporto)

Chairman da JKF Gojukai - Portugal (1998-2008)

Presidente da JKF Gojukai - Portugal (2008-2017) (2018- )

(A fonte principal desta nota são informações da JKF Gojukai facultadas pelo Shihan Hidehiro Maekawa, enquanto Chairman da JKF Gojukai)