Kata Goju-Ryu:

 

KATA

Kata é uma combinação de técnicas básicas colocadas sequencialmente de forma a permitir movimentos corporais consecutivos, consistindo em várias técnicas de ataque e defesa, usando as mãos e pés, contra um número imaginário de oponentes, em todas as direcções possíveis. Isto requer bom equilíbrio e postura, posições correctas, velocidade, concentração, percepção apurada e correta respiração.

O Kata treina: socos, pontapés, ataques, bloqueamento e posicionamento.

De uma forma defensiva, o Kata sugere e ensina o praticante a controlar os nervos, atacar tendões, ossos, atacar zonas sensíveis como a garganta e os genitais, agarrar, deitar ao chão.

O Kata é um aspecto muito importante no karate, e muitos consideram que seja a vida e alma do karate-do, tendo sido praticado e desenvolvido há séculos por milhões de karatecas. O Kata foi transmitido e ensinado ao longo de várias gerações, agindo como veículo transmissor dos segredos do karate.

Diz-se que o Kata é a expressão da cultura e da natureza humana.

Inicialmente a prática do Kata será lenta, mas gradualmente ficará melhor à medida que se for praticando assim como melhorará a técnica de respiração, poder e precisão.

Os movimentos do Kata terão alturas que deverão fazer uma pausa e outras que deverão parar. É preciso aprender para cada Kata onde estão estes pontos.

Além da aprendizagem do Kata, e até para melhor o compreender, deve-se estudar a aplicação do Kata com aplicação prática na vida real, evidentemente controlado e coordenado com o outro praticante.

 

 

Bunkai & Kumite:

Bunkai é o treino de karate entre duas ou mais pessoas permitindo a demonstração do significado das sequências de movimentos praticados nos diferentes Kata, como se da vida real se tratasse.

Bunkai é a análise ou interpretação dos movimentos do kata. Técnicas dentro de técnicas são reveladas através do constante treino do kata e bunkai. Não podemos dizer que determinado bunkai está errado, pode ser usado de forma diferente mas sempre seguindo a linha do kata. O Bunkai é a aplicação dos movimentos do Kata na defesa pessoal.

 

No Goju-Ryu existem 11 principais Kata:

Kata Significado
Sanchin Três batalhas
Gekki Sai (Dai Ichi/Dai Ni) Ataca e destrói (1 e 2)
Saifa Esmagar e romper (dividir em partes)
Seiyunchin Agarrar e desiquilibrar
Shisochin Quatro direcções de conflito
Sanseru 36 mãos
Seipai 18 mãos
Kururunfa Agarrar o chão
Seisan 13 mãos
Suparinpei 108 mãos

 

 

Gekki Sai Dai Ni - Ataca e Destrói, Kata No. 2

 

 

Saifa - Esmagar e romper (dividir em partes)

 

Saifa é um Kata com técnicas agressivas e fora do comum para o Karate-Do japonês, nele encontramos Kawasu, Tegumi, golpes na região genital e puxões de cabelo.

Originalmente é um Kata da região de Fukien (Fujian) na China, descendente do estilo da garça branca (Bai He Quan); provavelmente Miyagi-Sensei aprendeu e/ou desenvolveu o Kata na China ou com algum mestre chines e, posteriormente, introduziu o Kata em Okinawa no sistema Naha-Tê/ Shorei-Ryu. No desenvolvimento do Karate-Do moderno, especificamente no Goju-Ryu e Shito-Ryu, Saifa manteve-se como um Kata fundamental; o termo Saifa é traduzido por “esmagar e romper”, características presentes em suas técnicas fortes e mais pesadas.

Saifa inicia com a tríplice repetição de um curto conjunto de técnicas envolvendo posicionamento e movimentação específicos das mãos/ punho em Heisoku-Dachi, Osae-Uke e Ura-Uchi em Shiko-Dachi; a movimentação é oblíqua enfatizando técnicas de Kawasu que, também se ligam ao Tegumi por meio de agarramentos do punho.

A técnica de Tettsui é proibida no Karate-Do desportivo, daí o seu desconhecimento por vezes. O primeiro Tettsui é aplicado no nível da região inferior (Gedan) e pode ser usado para golpear os testículos ou a têmpora (lateral da cabeça) de alguém que tenta agarrar as pernas; o segundo Tettsui procura atingir a face (região nasal/ orbital) e, no Kata, é seguido do então puxão de cabelo.

A técnica de puxar o cabelo do adversário pode parecer estranha ou mesmo inadequada para alguns “karatekas”, mas isso deve-se à forte componente desportiva sendo tal inexistente. No karate-do de Okinawa o Kata Saifa vai esmagar e romper, e não se importará de golpear testículos, nariz, olhos e puxar cabelos! Além disso, Saifa irá apresentar uma forma muito importante de Tsuki-Waza para o Goju-Ryu, o Shita-Zuki ou soco baixo; esse soco é mais indicado que Jun-tzuki ou Gyaku-tzuki em combates mais próximos.

 

 

Seiyunchin - Agarrar e desiquilibrar

 

 

Sanseru - 36 mãos

 

 

Shisochin - Quatro direcções de conflito

 

 

Kururunfa - Agarrar o chão

 

 

Seisan -13 mãos